Programa Mais Educação.

09/08/2013 22:58

O Projeto Rádio Pietrulla faz parte do Programa Mais Educação

                O desenvolvimento do programa Mais Educação se dá em parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), Secretaria de Educação Básica (SEB), através do Programa Dinheiro na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado às escolas com prioridade.

Segundo Brasil (2007), este programa a princípio é oferecido exclusivamente para escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) localizadas em capitais e grandes cidades em territórios marcados por situações de risco social. 

            A educação integral é vista como um modelo que possibilita o desenvolvimento integral do indivíduo, preparando-o para vida por meio de uma prática educacional significativa.

            O programa é uma estratégia do Governo Federal para ampliar o tempo do aluno no espaço escolar promovendo uma Educação Integral. Brasil (2007) deixa claro que a escola precisa estar em parceria com a família, a comunidade local e se possível também com poder público para oportunizar espaços e desenvolver atividades educativas que permitam a permanência da criança por mais tempo na escola desenvolvendo atividades diferenciadas ligadas à educação, esporte e lazer que sejam atividades sócio-educativas, igualitária e de qualidade valorizando a diversidade cultural brasileira, cujo objetivo está centrado em diminuir a evasão escolar, a reprovação, violência e outras necessidades e carências da própria comunidade escolar.

As atividades oferecidas pelo Programa Mais Educação são divididas em macrocampos agregando atividades específicas, sendo que para cada atividade existe uma ementa que conduz o processo. Cada atividade referente aos macrocampos é composta por kit pedagógico com materiais direcionados as oficinas.

Os macrocampos foram divididos com atividades diferenciadas contemplando a necessidade das escolas urbanas e das escolas do campo.

Para as escolas urbanas apenas 5 (cinco) macrocampos passaram a integrar as atividades sendo eles:

- Acompanhamento Pedagógico (Obrigatório)

- Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica,

- Esporte e Lazer, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária e Criativa / Educação Econômica,

- Cultura, Artes e Educação Patrimonial.

 Já para as escolas do campo são destinados 7 (sete) macrocampos:

- Acompanhamento Pedagógico (Obrigatório),

- Agroecologia,

- Esporte e Lazer,

- Educação em Direitos Humanos,

- Cultura, Artes e Educação Patrimonial,

- Iniciação Científica,

- Memória e História das Comunidades Tradicionais

 O macrocampo de Comunicação e Uso de Mídias do Programa Mais Educação (2012), na qual a rádio está inserida, tem o compromisso de desenvolver atividades relacionadas ao processo da educomunicação, para a criação de ecossistemas comunicativos abertos, promovendo de forma criativa o diálogo nos espaços educativos de forma que possibilite condições de acesso ao uso das diversas mídias e outras tecnologias ampliando o saber pela cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação.

Referências

BRASIL - Ministério da Educação. Passo a Passo, Mais Educação. Brasília, 2007. Disponível em: <portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf‎>. Acesso em: 25 fev. 2013.

 

Foto