Justificando a Pesquisa de Mestrado

01/07/2013 08:30

    O programa de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina em Florianópolis  (UDESC) Justificandooferece em sua proposta pedagógica a linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia com o propósito de investigar as interfaces existentes entre educação, comunicação e tecnologia, dando ênfase ao estudo de desenvolvimento e avaliação de abordagens inovadoras, tendo como uma de suas temáticas a formação de professores, os meios de comunicação e suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem numa perspectiva de implementação de práticas educacionais mediadas pelas tecnologias da informação e de comunicação. Vinculado a esta linha, o projeto de pesquisa desenvolve-se sob a área da Educomunicação, área esta que entrelaça os campos da Educação e da Comunicação. A Educação e a Comunicação assim como a Educomunicação são formas de conhecimento, áreas do saber ou campo de construções que têm na ação o seu elemento principal. 

    A partir da aproximação do campo da Educação e Comunicação como área de estudo, a pesquisa possibilita construir ecossistemas comunicativos no ambiente escolar tendo sua centralidade mediada através da linguagem radiofônica. 

    Cabe aqui ressaltar que a pesquisa não tem por objetivo formar locutores e sim construir de forma coletiva momentos voltados para a educomunicação explorando o rádio como ferramenta que possuem objetivos educacionais para o ensino, fornecendo recursos que ajudam mediar a aprendizagem.  A proposta de pesquisa é trabalhar com alunos do Ensino Fundamental fazendo com que o contexto escolar compreenda a importância e o papel dos meios de comunicação, despertando para aspectos que visam à comunicação como instrumento para o exercício da cidadania, contribuindo para formar alunos mais críticos e conscientes do mundo onde vivem.  

    Partindo deste cenário o projeto de pesquisa busca subsídios para implementar propostas educomunicativa que ampliem as possibilidades do ensinar e do aprender, através rádio, criando oportunidades para mostrar que existem novos caminhos para a aprendizagem e que a tecnologia deve ser utilizada a favor da educação, estimulando os estudantes a participarem da aula e aprenderem através  das novas linguagens, tornando-as parte integrante e coletiva do processo que permite a expressão, a troca dos diferentes saberes e a dinamização do trabalho pedagógico.